Fala Werneck

@fala.werneck_resenhaaface

 

Editora Global

286 páginas

 

Quem são elas?

 

“As mulheres árabes são sacrificadas nos altares de Deus e do dinheiro, desde o momento em que nascem até a hora de sua morte.”

 

“A face oculta de Eva” é um livro de não ficção escrito por uma psiquiatra egípcia que dedicou a sua vida não apenas ao trabalho na área de saúde física e mental, mas também se empenhou para denunciar injustiças e gerar questionamentos sobre a vida das mulheres árabes e o seu lugar na sociedade oriental.

 

Discorrendo sobre situações violentas que ocorrem com as mulheres desde o momento em que ainda são pequenas crianças, a autora nos choca com os relatos da dor pela qual passam, mesmo na atualidade, por causa de tradições antigas e aterrorizantes.

 

A mulher árabe não tem voz nem mesmo em relação ao que acontece com o próprio corpo, precisando se submeter e calar qualquer anseio que possua por causa de costumes e expectativas sociais.

 

Lendo sobre as mulheres árabes, percebemos como existem problemas que afetam a existência da mulher em qualquer parte do mundo.

 

A tradição é algo muito forte, porque controla, determina e conduz de uma maneira que quase não sofre questionamentos. Grande parte das tradições é baseada em aspectos religiosas, e o maior problema ocorre pela forma como a interpretação desses textos é feita e usada, principalmente movida por interesses econômicos.

 

Sabemos quantos manipulam e controlam as pessoas através de “leituras” tendenciosas, preconceituosas e limitadas. O exemplo mais gritante que temos ocorre com as mulheres, sempre consideradas inferiores, perigosas, símbolos de queda e sofrimento.

 

Através de pequenos relatos, a autora nos mostra como essa manipulação é feita de uma maneira tão elaborada, que as próprias mulheres passam a perpetuar esses discursos controladores e destrutivos.

 

No entanto, com suas palavras fortes, Nawal nos lembra que é preciso encarar de frente essa dura realidade. Questionar, pensar, debater, agir para que a mudança seja real e abarque todos os necessitados. Muitos sofrem ao redor do mundo, mas as mulheres representam a maior parcela e isso já ocorre por tempo demais.

 

É algo que precisa mudar, as mulheres não podem mais baixar os olhos. Nunca mais.

Por muitos séculos elas esqueceram, mas passou da hora de lembrar do quanto são fortes, determinadas e valiosas. Seus sonhos, anseios e escolhas merecem espaço e precisam ser respeitados.

 

Uma leitura tão magnífica quanto dolorosa, que mostra como a mulher sempre paga um preço alto, seja pela liberdade ou pela submissão.

Por isso, se é para arcar com algum preço, que seja para ser livre e fazer as próprias escolhas.

 

Porque nós temos valor e merecemos.

 

Compre o livro na Amazon: https://amzn.to/3OQJB0o

Comentários (0)