Fala Werneck

@fala.werneck_resenhasefor

 

Editora Global

181 páginas

 

Como está o seu olhar?

 

Loyola é um grande escritor, que nos faz refletir sobre algo particular com cada texto que cria.

 

“Se for pra chorar que seja de alegria” é um livro de crônicas que nos lembra do valor da vida, do empenho que precisamos e do olhar sensível e interessado que sempre devemos ter, porque o mundo tem muito a nos oferecer e as oportunidades são infinitas se nos permitirmos.

 

Quando ele comenta sobre sonhos, mostra que cada um tem o seu e merece lutar por ele, independente do que digam ou de “fórmulas” que possam querer ditar como isso deve acontecer.

 

Ele fala de literatura de uma maneira tão empolgada, que os leitores apaixonados pelo mundo dos livros logo conseguem se identificar.

 

Loyola cria crônicas que nos mostram São Paulo de uma forma boêmia, suave e também, em algumas partes, agitada (como toda capital).

 

É interessante refletir sobre um outro lado da censura, na Ditadura terrível que o país viveu, que são os censores. Pessoas que nem sempre gostavam desse trabalho e encontravam formas de mostrar isso, mesmo que sutilmente…

 

Quando ele fala dos “recursos” que os jornalistas usavam e até “brincadeiras” com as palavras, que eram uma forma de protestar contra essa amarra diante dos textos, o autor nos lembra que mesmo nos momentos mais sombrios, nas épocas repletas de escolhas duvidosas e atos cruéis de muitos, ainda existia (sempre existiria) a vontade de lutar pela liberdade, pelo respeito, para que as diferentes vozes fossem ouvidas.

 

E isso é algo que ainda representa uma luta, porque mesmo hoje, com todo o alcance, a liberdade e as possibilidades, ainda querem calar muitas vozes.

 

Só que a vontade de viver bem, sentir e se libertar sempre será maior.

 

Ler este livro de crônicas desperta aquela vontade de expandir os horizontes, conhecer novos lugares, arriscar outras possibilidades na vida, se permitir verdadeiramente sentir os momentos mais simples e singelos.

 

Isso que forma o livro da nossa vida.

 

Existe muita força, muito amor e muita luz neste mundo para que o choro seja de alegria.

 

Loyola nos lembra disso.

 

Nunca é tarde para tentar, para mudar, para fazer.

 

Depende da gente e de como decidimos encarar as coisas.

 

Uma ótima leitura!

 

Compre na Amazon: https://amzn.to/3WKFrte

 

Comentários (0)