Fala Werneck

@fala.werneck_odiario

 

Faro Editorial

224 páginas

 

A escrita como terapia

 

“O diário de Anne Frank” é um livro conhecido por muitos, mas que nem todos conseguem ler.

 

A escrita da Anne é bonita e envolvente, mas a situação que ela viveu foi muito difícil…

 

A angústia e o sofrimento que cercaram este período da História do mundo foram terríveis demais, o que torna a leitura pesada por sabermos o que aconteceu com eles, como esse período no Anexo Secreto terminou.

 

Para quem gosta de livros sobre a Segunda Guerra Mundial, que querem entender um pouco do que aconteceu e as situações pelas quais muitas pessoas passaram, conheça este livro e leia o relato pessoal da Anne, uma adolescente que se escondeu com a família enquanto a perseguição aos judeus foi aumentando.

 

Anne era uma menina cheia de sonhos, queria ser jornalista, escritora e, mesmo em muitos dias difíceis no esconderijo, tentava manter a esperança. 

 

A escrita a ajudou como uma espécie de terapia, ali com o papel ela sentia que podia falar tudo que se passava dentro dela.

 

Ela e a família se esconderam com mais uma família e, conforme descreve o dia a dia deles, a gente percebe as dificuldades e os desafios para tentar conviver com tantas diferenças e também preocupação com o que o futuro poderia trazer…

 

Foram anos confinados, temendo fazer barulho e assim serem descobertos. 

 

A leitura nos mostra o amadurecimento dessa menina, que anseia por tantas coisas e se sente tão solitária.

 

Podemos nos relacionar com alguns dos sentimentos que ela viveu, ainda que seja complicado compreender a sensação de temer pela própria vida (e das pessoas que ama) por causa de uma guerra tão cruel e ideologias sórdidas.

 

Além de temer pela família, sofria pelo perigo que eles representavam para as pessoas que os protegiam. Porque se um dia fossem pegos, todos seriam punidos.

 

Um livro que toca profundamente o leitor e nos lembra o quanto podemos aprender uns com os outros.

 

A importância do afeto, do respeito, da atenção… e como é essencial manter o seu olhar gentil diante da vida.

 

Mesmo com toda a dor, a luz de cada um pode amenizar as tempestades do mundo e fortalecer a busca por igualdade, acolhimento e amor.

 

Um relato importante, em uma edição que está muito bonita e delicada.

 

Compre na Amazon: https://amzn.to/3WhSanh

 

Comentários (0)