Fala Werneck

@fala.werneck_marcoantonioprim

 

Assim que terminei “Augusto”, queria ler o outro lado dessa história e conhecer Marco Antônio e a famosa Cleópatra.

 

A narrativa já começa de forma bem poética: “A trovoada da noite tinha se afastado, mas o vento das montanhas continuava a fazer-se sentir em rajadas curtas.”.

 

Este livro já é diferente, porque mesmo sendo ditado por Marco Antônio para o seu secretário Crítias, o livro é repleto de comentários e observações desse secretário, que adora dizer o que pensa sobre os assuntos que o patrão está narrando.

 

A história também começa após o assassinato de César e Marco Antônio precisa agir rápido para garantir que não seja morto também.

 

Ele tem uma presença maior e mais constante no Senado, gosta de abalar as multidões e sabe como conduzir as pessoas para que façam o que é do seu interesse.

 

Em menos de 50 páginas, César foi mencionado algumas vezes, sempre evidenciando como era um homem imponente que conquistava todos, mas não despertada o afeto verdadeiro.

 

Muitos homens queriam estar perto de César, mesmo sabendo que suas presenças seriam subjugadas, e as mulheres eram igualmente atraídas pelo ditador.

 

Marco Antônio sabia como falar para que esses seguidores fiéis permanecessem ao seu lado e, consequentemente, sua segurança estaria garantida por algum tempo.

 

O embate com Cícero é cercado de palavras condenatórias e discursos bem planejados. Cícero é apresentado como um homem mesquinho e até bajulador.

 

Octaviano, o futuro Augusto, é mencionado como um rapaz imaturo, fraco e despreparado.

 

Mas sabemos que logo o Marco Antônio perceberá que está enganado.

 

Quero continuar a leitura para ver como essa história seguirá, porque ainda que o homem beba de forma excessiva e fale sobre as ações dos outros, ele não nega que mente e manipula quando convém.

 

Ele é cruel, mas parece honesto quanto a isso.

 

Compre o livro na Amazon: https://amzn.to/2XLQxDZ

Comentários (0)