Fala Werneck

@fala.werneck_aquificaremosbem

 

O conto irá falar sobre a Colônia de Santa Isabel, um lugar que começou a funcionar na década de trinta, onde pessoas que tinham hanseníase viviam, no estado de Minas Gerais.

 

No entanto, essas pessoas não viviam livremente, elas foram levadas e confinadas lá; em uma época na qual o conhecimento científico ainda não conseguia oferecer um tratamento que ajudasse, todos eram mantidos nesse lugar, que parecia uma prisão.

 

A história começa com uma mulher que vive na colônia ouvindo pessoas comemorarem a descoberta da cura.

 

E então, começamos a acompanhar as lembranças dela, que foi levada para lá quando era criança e passava os dias sem entender o motivo de estar ali e esperando a mãe, que tinha prometido buscá-la.

 

Os dias passavam e a espera continuava…

 

Aos poucos ela foi compreendendo o ambiente e suas separações. Os pavilhões eram separados e a escola interna também continha alas distintas para meninos e meninas.

 

Mas, ainda que esperasse pela mãe, o tempo passava e a menina continuava ali.

 

A narrativa é comovente porque mostra o sofrimento dessa criança, que cresceu e se tornou uma mulher marcada pelas dores dessa separação da família e pelas consequências da doença.

 

Logo nesse início já percebemos parte das dificuldades que essas pessoas enfrentavam e o quanto elas sofriam por viver assim.

 

A ciência ajuda muito a sociedade e permite que as pessoas tenham uma vida melhor, mas a busca pelas curas não é rápida ou fácil (além de alguns usarem meios tortuosos para realizarem as pesquisas), então imagino que a leitura ainda mostrará muitos problemas para essas pessoas enquanto a doença não era compreendida e cuidada da melhor forma.

 

Você já leu “Aqui ficaremos bem”?

 

Compre na Amazon: https://amzn.to/3iWaL6c

Comentários (0)