Fala Werneck

contoseromances

 

Há pessoas que preferem histórias mais curtas, outras preferem as maiores.

O conto é caracterizado por uma narrativa curta, que costuma focar em um único enredo, num curto espaço de tempo e com poucos personagens.

Encontramos para ler contos em coletâneas ou separadamente. As coletâneas temáticas costumam reunir diversos autores. Há também os diversos contos de um autor reunidos em uma única obra.

 

Algumas pessoas apreciam as coletâneas com diversos autores, porque lhes permite conhecer um pouco da escrita de cada um; outros não gostam tanto assim dessa variedade, e acham difícil “afirmar” se apreciaram ou não a obra, já que tantas escritas diferentes estão presentes.

O último livro de contos que li foi o “Aconteceu naquele verão”. Vocês conhecem?

Já o próximo que quero ler é o “Carrossel sombrio e outras histórias”, um livro de contos do Joe Hill, que tem dois contos escritos com o Stephen King.

 

Vocês preferem os livros que reúnem vários autores ou os que possuem apenas uma voz autoral? Eu prefiro as variações.

 

O romance, por outro lado, caracteriza-se por uma narrativa longa; com um enredo principal, mas vários outros menores que se interligam e trazem profundidade ao principal; o espaço de tempo é maior, alguns utilizam a técnica dos flashbacks para inserir situações em outro tempo; e a variedade de personagens é grande.

Algumas pessoas  confundem, acreditando que o romance se refere apenas às histórias românticas, na verdade, o termo define o gênero. Há romances: românticos, históricos, policiais, fantásticos, distópicos; tipos para os diversos gostos.

 

Nos últimos tempos tenho me interessado mais pelos históricos e policiais; anteriormente, os fantásticos dominavam os meus interesses. Já os românticos representam uma constante.

As leituras podem se distinguir, assim como os gostos; por isso, acredito que é possível que cada leitor encontre o seu gênero preferido e o estilo de história que lhe interessa.

 

Quero saber de vocês: qual a sua preferência? E qual a sua leitura atual?

 

Comentários (2)

  1. Darrin Veth disse:

    I really appreciate this post. I’ve been looking all over for this! Thank goodness I found it on Bing. You’ve made my day! Thanks again