Fala Werneck

negacao

 

Algumas lutas ultrapassam seu próprio tempo

 

A Segunda Guerra Mundial causou muita destruição e transformou o cenário mundial; uma pessoa que ascendeu ao poder, conseguiu mobilizar nações e dizimar populações.

Essa guerra nos deixou muitos aprendizados quanto ao preconceito, a prepotência e a falta de respeito. Muitas das pessoas que viveram e sofreram naquela época, ainda sofrem.

 

Negação é um livro sobre o julgamento da historiadora Deborah que foi acusada de difamação pelo escritor Irving, um negacionista conhecido, mas que se mostrava “ofendido” por essa nomenclatura.

Irving é um escritor famoso, que afirma ser também um historiador, mas que distorce e manipula a interpretação de fatos históricos para contar a história como lhe convém.

 

O livro representa mais do que apenas mostrar essa disputa judicial com todas as suas dificuldades jurídicas, financeiras e emocionais; ele é uma discussão aberta sobre a liberdade de opinião e os grandes perigos de deturpadas interpretações quanto à situações que são barbáries claras e inquestionáveis.

Fanáticos são perigosos, porque acreditam estar certos quanto a tudo, e podem chegar a vias extremas pelas suas crenças.

 

Por isso, é fundamental que se estude, pesquise, analise e discuta os diferentes temas que dizem respeito à nossa sociedade.

Mas é igualmente essencial respeitar a dor das pessoas que sofreram, independente de crença ou ideologia, as pessoas merecem respeito; se passarmos por cima de tudo isso, perderemos nossa humanidade. E o que restará então?

 

As pessoas podem e devem ter opiniões próprias, mas manipular e adulterar documentos com o intuito de “provar” seu ponto de vista é inaceitável.

Algumas batalhas passaram, outras ainda virão, e também existem aquelas que superam seu próprio tempo.

Tomara que sempre existam pessoas dispostas à lutar pelo direito de todos, pela igualdade e pela liberdade.

Comentários (0)