Fala Werneck

aretornada

 

Primeira frase da página 100: ” -Não, vai bem sem também. -E terminou a fatia que segurava nas mãos.”

 

Do que se trata o livro: Narra a vida de uma adolescente que de repente descobre que sua família biológica é outra, e ela então é deixada com eles para viver. Trata-se de uma família pobre com muitos filhos. Os pais não demonstram interesse por ela, os irmãos não gostam de ter mais uma pessoa com quem dividir a comida, que já é pouca. Apenas a irmã parece se importar; e um dos irmãos que demonstra um interesse que não é fraternal.

 

O que está achando até agora?

 Interessante e complicado. Essa menina, da noite para o dia, se vê em um “mundo” totalmente diferente. O ser humano se adapta, sempre se adapta. Mas nem sempre é fácil.

 

O que está achando da personagem principal?

A menina está confusa, não sabe porquê os pais que sempre viveram com ela, a entregaram assim. Ela sofre com as mudanças, precisa lidar com a indiferença dos pais e com o descaso das pessoas por ela ser alguém que retornou. Ela sente por não saber o motivo de ter sido devolvida. Parece uma personagem que vai crescer e ser forte, por estar aprendendo a lidar com o descaso das pessoas e todas essas transformações na vida.

 

Melhor quote até agora: “Às vezes, basta um pouco para a vida mudar de repente.”

 

Vai continuar lendo?

Preciso saber o que vai acontecer com ela! Por que os pais a devolveram? Será que por algum motivo foram obrigados? Relações familiares são complicadas, criar crianças é bem difícil, e essas “adoções em família” representam um terreno incerto. Vamos ver o que significa esse “abandono”, essa “devolução”…

 

Última frase da página 100: “Sentou-se com os outros, como quando Vicenzo era vivo, mas colocou o prato no colo sob a mesa e comeu assim, com a cabeça baixa.”

Comentários (0)