Fala Werneck

Dedicação é tudo

erica1

Érica é um livro que fala sobre assuntos opostos e graves; mostrando a força, o poder e o perigoso alcance de uma ordem religiosa extremista.

A Ordem das Doze Tribos de Israel (ODTI) é um grupo americano judeu que tem por objetivo “vingar” toda a injustiça que os judeus sofreram durante o percurso sinuoso da humanidade, mas com o decorrer da narrativa percebe-se que o seu objetivo é menos religioso e mais agressivo e capitalista, eles buscam poder e dominação.

A narrativa transcorre mostrando momentos da vida de pessoas em diferentes países: Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Egito, China e Rússia. E inicialmente, é impossível perceber uma conexão entre elas, mas pouco a pouco percebemos que algo que elas têm em comum é uma ligação, forte ou tênue, com a ODTI. Alguns são simpatizantes, outros vítimas, e há aqueles também que são “arremessados sem querer” no meio dessa guerra sombria por soberania e vingança.

erica2

Érica é a personagem que dá nome ao livro e vai passar por um momento difícil em sua vida que irá definir seu futuro e quem ela será; e consequentemente perceberá quão forte ela é e tudo do que é capaz, mesmo sendo tão jovem.

Essa guerra transcorre nas sombras, envolvendo diferentes potências mundiais que se encontram preocupadas diante da ameaça iminente que representa os Estados Unidos, com todo seu poderio militar e influência política.

Diversas personagens novas são inseridas nas histórias que já estão sendo contadas nesses seis países, e essa colcha de retalhos vai crescendo em dimensão de uma forma que parece que a ODTI não pode ser parada, e diante de situações caóticas, violência, sofrimento e pessimismo, as pessoas encontram formas de continuar lutando, uma mulher se inicia na ordem com o objetivo de descobrir informações privilegiadas e tentar impedir os atentados, mas então seus planos são descobertos, o perigo aumenta e a situação se torna mais caótica e confusa do que antes, envolvendo intrigas e assassinatos.

E então, nos últimos capítulos, a autora nos permite enxergar uma conexão brilhante, incrível (e assustadora) entre a vida de todas essas pessoas. Mostrando que é possível ir além, que é possível crer e ter esperança mesmo passando por momentos na vida de puro desespero, que sempre é possível contar com pessoas que estarão presentes para lhe ajudar e apoiar.

E de uma forma incrivelmente tocante, ela nos mostra o poder brutal de uma guerra, o nível de destruição que ela é alcança, especialmente em perdas humanas. E é verdade que “Numa guerra não há vencedores.” sempre existirá sofrimento, desolação e caos em uma guerra, porque independente do lado que “vencer”, ambos sofrerão perdas; e assim será destruído um pouco da essência de cada um, de cada país, de cada nação, de cada ser humano que participar dela.

As guerras são e sempre foram um grande problema no percurso da humanidade, e Érica nos faz refletir sobre a responsabilidade de cada pessoa nisso. Como cada um, independente do lugar em que vive ou das crenças, é capaz de ajudar a construir ou impedir uma guerra, seja ela grande envolvendo nações, grupos religiosos, ou mesmo pequena envolvendo apenas algumas pessoas desconhecidas; por isso, sempre vale a pena lutar e almejar a paz, a união e a compreensão entre as pessoas; o respeito é fundamental para que vivamos em comunidade, e o amor é a essência da vida. Muitos sofrem, penam e desanimam, mas nunca vale a pena desistir.

Cada um, por mais simples que seja, é capaz de alcançar grandes coisas e ajudar muito, basta acreditar e correr atrás.

erica3

Érica irá te fazer duvidar, questionar, refletir, e também tentar descobrir, como afinal todas essas diferentes histórias se conectam. E acredite, você irá se surpreender.

 

Onde comprar:

Comentários (0)