Fala Werneck

lidosdeabril

 

Grandes leituras em abril.

 

A retornada

Esse foi o livro de março da Tag Inéditos e a primeira leitura do mês de abril. Um livro fino, com uma capa “fofa” lembrando a praia, mas uma história complicada.

Nessa narrativa temos uma adolescente que vê sua vida virar de cabeça para baixo ao descobrir que sua família biológica é outra. O drama vivido pela menina nos faz refletir sobre o significado da palavra família. O que a define? O que realmente importa?

 

Rimas do País das Maravilhas

Um livro infantil interessante para ler poesia, pensar sobre significados “ocultos” e também estudar inglês. O livro traz uma seleção de poemas do Lewis Carroll traduzidos, e nas últimas páginas os originais em inglês. Interessante para professores e também tradutores, visto que traduzir poesia é algo bem difícil.

 

Temporada de acidentes

Essa foi a leitura do meu clube do livro FLI Entrelinhas. O livro conta a história de uma família que uma vez ao ano, todos os anos, passa por uma temporada de acidentes estranhos. Mas com o decorrer da leitura, o leitor nota que, talvez, os acidentes tenham outro motivo para existir. Uma fantasia é criada na mente da Cara para explicar os dramas pelos quais a família passa; problemas sérios, situações graves e o indicativo de que algumas pessoas passam pelas vidas dos outros de forma despercebida.

 

Tarde Demais

Comecei essa leitura bem receosa porque ouvi várias pessoas dizerem se tratar do livro mais pesado da autora, sendo que no ano passado li É assim que acaba que achei bem pesado e intenso. Li então Tarde Demais e mesmo sendo a história de uma jovem que sofre muito por circunstâncias da vida e se encontra presa em uma situação perigosa, não achei tão sombrio quanto É assim que acaba. Porém, é um livro que merece reflexão, pois quantas outras pessoas se envolvem em situações assim? E quantas vezes acompanhamos casos de pessoas que são criminosas e a justiça não as penaliza como deveria? O ser humano pode ser muito cruel, e os pensamentos machistas de alguns personagens nos indignam! Mas, infelizmente, representam pensamentos de pessoas reais, e por mais revoltante que seja, existem pessoas que justificam seus atos como o Asa.

 

A memória do mar

Um livro pequeno, colorido e triste. Khaled escreve com delicadeza sobre um tema grave. Através desse texto curto, ele representa pessoas da Síria que lembram da época em que o lugar ainda era bonito. E como isso está distante da nossa visão atual, não é mesmo? Quando pensamos na Síria só conseguimos enxergar destruição, guerra e sofrimento. Mas é importante lembrar que já foi um lugar onde muitas famílias viveram felizes e a cultura transbordava alegria.

 

Faça boa arte

Uma releitura que dispensa comentários! Faça boa arte é um discurso que o Neil Gaiman fez que fala sobre a importância de você acreditar na sua arte, lutar por ela e vivê-la mesmo com as dificuldades do dia a dia.

 

Os sete maridos de Evelyn Hugo

Uma grande leitura! O livro de ficção narra a trajetória de uma atriz famosa de Hollywood que teve uma vida escandalosa e decide conversar com uma repórter e contar a verdade por trás de tudo isso.

Uma leitura para refletir sobre o preço da fama e as diversas situações de fachada que as pessoas vivem. A vida nos exige muitas escolhas, e algumas são bem dolorosas. É difícil chegar à velhice sem arrependimentos.

 

O discurso – Estrutura ou Acontecimento

A última leitura do mês foi de estudo. Este livro fala sobre análise do discurso e Pêcheux, o autor, analisa se o discurso é uma estrutura que deve ser examinada como algo descritível, ou um acontecimento que é algo interpretável porque precisa considerar o contexto e o momento no qual o discurso ocorreu. Uma argumentação interessante sobre um tema relevante para as pessoas da área de Leras, e para todas as outras que também desejam compreender melhor os diversos discursos com os quais nos deparamos; compreendendo melhor a análise é possível absorver com mais profundidade as mensagens que estão sendo transmitidas.

 

Comentários (0)