Fala Werneck

@fala.werneck_naoveraspaisnenhumresenha

 

Editora: Global.

Páginas: 424.

 

Cadê o Brasil?

 

O Brasil tem problemas. Nosso país tinha problemas há 40 anos, quando “Não verás país nenhum ” foi escrito, e continua tendo dificuldades até hoje.

 

Algumas adversidades mudaram, outras permanecem iguais mesmo depois de décadas…

 

A escrita do Loyola mais uma vez impressiona e se mostra visceral por trazer uma representação do Brasil que impacta pela sua atualidade e proximidade com o que vivemos.

 

Ainda que seja uma obra distópica, repleta de elementos que excedem a realidade, o autor cria uma narrativa que critica as principais falhas da sociedade brasileira.

 

E lendo sobre esse país que possui um deserto enorme, controla o uso de água e a obtenção de comida, um lugar que criou uma forma manipulada de introduzir elementos nos alimentos para que as pessoas não questionem, não se revoltem, sejam mais passivas e fáceis de serem conduzidas… A gente se assusta com as possibilidades.

 

Alimentos que nem mereciam essa nomenclatura por irem destruindo organismos e consumindo as pessoas de uma maneira que muitas se tornam quase irreconhecíveis de tão doentes.

 

Impossível imaginar uma realidade assim, não?

 

Mas sabemos que existem muitos meios de se controlar as pessoas e manipular as ideias e ações.

 

Além disso, ao acompanharmos Souza e a sua jornada reflexiva e assustadora, nos surpreendemos com as representações de situações que fazem referência a alguns momentos tenebrosos da humanidade, como a Segunda Guerra Mundial.

 

E o leitor sente o desespero e o desânimo diante de situações que não apresentam uma saída.

 

Pessoas são direcionadas, manipuladas e quando enxergam o que está acontecendo é tarde demais. As marquises são bizarras!

 

Uma obra que representa um alerta para a forma como agimos e deixamos a sociedade agir.

 

Porque cada um tem a sua parcela de responsabilidade e, consequentemente, de culpa.

 

Dessa forma, terminamos a leitura questionando que tipo de Brasil estamos ajudando a moldar.

 

Você já parou para pensar sobre isso?

 

Compre o livro na Amazon: https://amzn.to/31AC2W3

Comentários (0)