Fala Werneck

@fala.werneck_resenhamarco

 

Editora: Faro Editorial.

Páginas: 223.

 

A vida é uma batalha

 

Durante a maior parte da sua vida, Marco Antônio foi um general imponente, admirado e reconhecido como um grande senhor de guerra; experiente, firme e com decisões bélicas que prometiam sucesso.

 

No entanto, seus vícios pessoais e escolhas políticas fizeram com que ele seguisse um caminho perigoso e sem volta.

 

O livro é focado nas batalhas, nos discursos públicos e na evidência de como o vinho estava dominando a sua vida e começando a turvar suas decisões.

 

A trajetória de um homem que passou a ser visto publicamente de general grandioso a quase um escravo de uma rainha do Egito, a famosa Cleópatra.

 

Ainda que o livro misture ficção e realidade, começamos a conhecer a personalidade dos romanos durante os combates e suas estratégias.

 

E é curioso ler que eles eram silenciosos, não usavam gritos de guerra para avançar e lutar.

 

Marco Antônio demonstra aceitar as divindades egípcias e os seus rituais com muito mais simplicidade e até se veste como eles durante as cerimônias.

 

O que acabou ajudando a abalar a sua imagem em Roma.

 

Quem leu “Augusto” sabe como os romanos achavam estranhas e bárbaras essas crenças egípcias.

 

Por parte do livro ter sido narrado pelo secretário de Marco Antônio, notamos o quanto ele fala de Octaviano (Augusto) e o culpa pela queda do patrão.

 

Mas constatamos que enquanto Augusto construía sua imagem e seu controle sobre o Império, Marco Antônio se tornava uma sombra do homem que tinha sido e chegou ao ponto no qual não havia mais retorno, seu caminho estaria ligado ao da rainha até a morte dos dois.

 

Mais uma vez, a leitura nos mostra que mesmo que possamos achar que era tudo imponente e suntuoso, pela distância histórica, a vida era muito mais confusa e sofrida do que imaginamos.

 

São sempre humanos, com suas dúvidas, escolhas, traições e percursos tortuosos.

 

Compre o livro na Amazon: https://amzn.to/2XLQxDZ

Comentários (0)