Fala Werneck

outlander

 

Trechos

 

“- Você disse que não deveria haver segredos entre nós, e tinha razão. Mas quando se conta um segredo, às vezes há outro por trás, não é?”

 

“Eu nunca tinha ouvido falar dos reguladores, mas eles existiam, de qualquer modo – e eu já tinha visto o suficiente para saber quanto os livros de história deixavam de contar.”

 

“Seis palavras que relembravam a proximidade criada por dias, meses e anos de dificuldades compartilhadas; uma proximidade desconhecida para quem não tinha passado por aquilo.”

 

“Mas era um homem das montanhas, e aprendera cedo, também, o encanto da solidão e o poder de cura dos lugares silenciosos.”

 

“- Quando um chefe das Terras Altas convoca seus homens para a guerra – dissera o velho, passando a mão torta por uma crina cheia de nós -, ele faz uma cruz e a queima. O fogo é apagado imediatamente, com sangue ou com água, mas ainda assim ela é chamada de cruz de fogo e é levada pelos vales como um sinal para que os homens do clã peguem suas armas e se encaminhem para o local de reunião, preparados para a batalha.”

 

“Sou um guerreiro, para que meu filho possa ser um mercador – e o filho dele possa ser um poeta.”

 

“Todo mundo faz escolhas e ninguém sabe onde elas vão dar no final. Se as minhas haviam provocado muitas coisas, não eram culpadas por tudo. Assim como nem tudo que resultara delas fora prejuízo.”

 

“- Deixe os mortos enterrarem os mortos, Sassenach – disse ele baixinho. – O passado se foi, e o futuro ainda não veio. E estamos aqui juntos, você e eu.”

 

“Ele não sabia exatamente para que poderia usar a coleção, mas tinha entranhado em si o valor instintivo que um estudioso dava à palavra escrita.”

 

“Acreditava implicitamente em tannasgeach – em espíritos – e não desejava encontrar um deles. Ainda assim, se eu estivesse determinada, ele enfrentaria o além por mim.”

 

“- O mundo e cada dia nele são um presente, mo chridhe… não importa o que traga o amanhã.”

 

“Ajude-nos, ó Senhor, a lembrar a frequência com que os homens erram por não refletir, e não por falta de amor; e que são engenhosas as armadilhas que nos fazem tropeçar.”

 

“[…] e eu entendi muito bem naquele momento por que os homens mediam o tempo. Eles desejam fixar um momento, na esperança vã de que, ao fazer isso, o tempo não passe.”

 

“- É para isso que serve Deus. A preocupação não ajuda… mas a oração, sim. Às vezes – acrescentou ele com sinceridade.”

 

“- Eu sabia que você era a única capaz de me trazer de volta – disse ele, simplesmente. – Sozinho, eu não tinha forças.”

 

“- Sassenach… eu a amo agora e sempre vou amá-la. Se eu estiver morto, se você estiver morta, se estivermos juntos ou separados.”

 

“O futuro havia voltado para o mundo dos sonhos e das lembranças, e ele mais uma vez estava ancorado na realidade e senhor de seus atos.”

 

“A memória era algo incerto, sujeita a perdas aleatórias e a conjecturas inconscientes que tomavam o lugar dos fatos. Era muito mais seguro registrar coisas importantes no papel.”

 

“De modo geral, eu me sentia em casa, segura no lugar que encontrara para mim no mundo, feliz por estar com Jamie, quaisquer que fossem as circunstâncias.”

 

“As palavras estavam à sua frente, e no entanto, parecia que ele não as lia do papel, mas das páginas de sua memória, do livro aberto de seu coração.”

 

“O que estivesse por vir, viria. Nós o enfrentaríamos da melhor maneira que pudéssemos e esperaríamos sobreviver.”

 

“- Quando chegar o dia em que tivermos que nos separar – disse ele baixinho, e virou-se para me olhar -, se minhas últimas palavras não forem ‘eu amo você’, saiba que isso aconteceu porque não tive tempo.”

 

Comentários (0)