Fala Werneck

osolmaisbrilhante

 

Primeira frase da página 100: “Ela estava se sentindo mal naquele dia, mas se obrigou a ir mesmo assim.”

 

Do que se trata o livro: Narra a história de três mulheres que têm origens diferentes, mas alguns pontos em comum como problemas familiares e questões relacionadas à maternidade. Cada uma tem seu próprio jeito de lidar com o meio onde vive e os desafios que precisa enfrentar.

 

O que está achando até agora?

O livro mostra a dura realidade de aldeias africanas que precisam conviver com a seca as antigas tradições, e muitas enfrentam outros desafios ainda maiores por verem sua cultura ser cada vez mais reprimida. O livro possui até agora um tom triste, pelo ambiente onde essas personagens vivem, mas também pela história familiar que as compõem.

 

O que está achando da personagem principal?

São três mulheres principais: Leona, Simi e Jane. Leona é uma antropóloga que sofreu abusos na infância e quando adulta procurou se afastar o máximo possível da família. Nunca teve uma mãe muito presente, e essa indiferença a marcou muito e isso acaba prejudicando o seu relacionamento com as pessoas que a cercam, especialmente com sua filha. Simi é uma mulher africana que na infância também teve dificuldades com a família. Ela tinha uma mãe que sempre a incentivava a estudar e ir além. Só que após um grave episódio com o pai, mesmo com todos os sacrifícios que a mãe já tinha feito, ela precisou parar de estudar. Ela é uma mulher forte, que precisa lidar com a dor de não conseguir ser mãe e também enfrentar as questões culturais da aldeia no que se refere a ser uma mulher casada e sem filhos. E temos então Jane, uma outra americana que cresceu com uma mãe que teve câncer e ela não soube lidar bem com isso, algo do que ela se arrepende muito. Ela foi trabalhar em uma fundação africana que tenta proteger os elefantes, só que após uma situação trágica, ela segue outro rumo na vida. Então, são três mulheres com falhas e qualidades que precisam lidar com o que a vida lhes ofereceu e fazer escolhas que criem um futuro que possam conviver bem e até ser feliz.

 

Melhor quote até agora: “Amava como saber uma língua diferente a fazia se sentir livre, como se tivesse uma chave para uma nova vida.”

 

Vai continuar lendo?

Quero saber o que Leona decidirá da vida dela e da filha e se Simi estará presente no futuro delas. Especialmente pela Simi ser tão importante para a criança. Também quero ver como o relacionamento da Jane e do marido seguirá e se ela irá se aproximar mais do irmão. Porque a dor nunca é igual e cada um tem sua própria maneira de lidar com isso. Será que elas aprenderão a respeitar isso nelas e nos outros?

 

Última frase da página 100: “Os dois se acomodavam para jantar, e Mohammad acendia as velas e colocava os pratos à frente deles.”

 

Comentários (0)