Fala Werneck

oultimopatriota

 

Primeira frase da página 100: “E o argumento que ele usou parece ter convencido Harvath: encontrar um táxi quando saísse da mesquita seria não somente impossível, mas também poderia ser extremamente perigoso.”

 

Do que se trata o livro: O livro fala sobre a última revelação de Maomé, que transformaria o Alcorão e o islamismo para sempre. Maomé foi envenenado, mas o manuscrito original sobreviveu escondido. E na atualidade existem grupos de pessoas que tentam descobrir onde está esse documento e o que ele revela. Nichols é um professor americano com o objetivo de localizar o documento e levá-lo para os Estados Unidos. Só que ele sofre um atentado, coordenado por Majd al-Din, que é um ex-agente da CIA convertido ao islamismo (e bem extremista); mas o professor é salvo por Harvath, um ex-agente do Serviço Secreto dos Estados Unidos, que está tentando seguir a vida e aproveitar o relacionamento com a namorada.

 

O que está achando até agora?

O livro tem uma trama bem elaborada, e ainda que os termos envolvendo a religião e os costumes seja algo diferente para mim, a leitura flui com facilidade. Como em qualquer thriller policial, são muitos personagens envolvidos e pouco a pouco as conexões entre os núcleos vão surgindo.

 

O que está achando do personagem principal?

Como mencionei anteriormente, há 3 núcleos principais na narrativa, muitos personagens estão envolvidos. Mas focarei em alguns: Harvath é um homem profissional e inteligente, que já sofreu muito trabalhando para o Serviço Secreto dos Estados Unios, mas que não desistiu de encontrar uma vida feliz e tranquila, ao lado da namorada; só que sua integridade e seu senso de dever não permitem que ele vire as costas ao professor que está em apuros. Já o professor é um estudioso, sem experiência com “operações secretas”, que desperta o interesse do presidente e aceita ajudá-lo a descobrir a revelação perdida. E temos também o Matthew, que era um agente mas sumiu em uma missão, foi dado como morto, se converteu ao islamismo e usa seu conhecimento e experiência de combate para eliminar as ameaças à sua religião e ao seu “chefe”, o Omar.

 

Melhor quote até agora: “- Enquanto as palavras continuarem sem ser ditas, você é dono delas; assim que forem proferidas, elas são suas donas.”

 

CUIDADO! Spoilers abaixo!

 

Vai continuar lendo?

Sem dúvida. Quero descobrir como o Matthew “sumiu” assim da CIA. Se o Harvath vai conseguir pegar o original de Dom Quixote, o que o Ozbek vai fazer quando chegar ao Harvath. Será que a Tracy está com algum problema sério? E o Salam, coitado, o que acontecerá com ele agora que descobriu que na verdade nunca trabalhou para o FBI, mas para pessoas que ele nem faz ideia de quem são?

 

Se você leu este post até aqui, não se assuste com a quantidade de personagens que cito. Se você der uma oportunidade para esse livro, também entenderá a relevância deles e de algumas outras pessoas que aparecem também.  🙂

 

Última frase da página 100: “Se estivesse com uma pistola, estragaria instantaneamente seu disfarce e perderia a chance de pegar o livro.”

 

 

Comentários (0)