Fala Werneck

herdeirasdomar

 

Memórias

 

A dor precisa ser lembrada, para que o sofrimento não seja repetido.

 

‘Herdeiras do Mar’ é um livro que vai falar sobre mulheres que tiveram suas vidas transformadas pela guerra. Mulheres que foram levadas e usadas para satisfazer desejos vis de homens brutos.

 

A história é narrada alternadamente pelo ponto de vista de duas irmãs, em períodos históricos diferentes.

Um livro tocante sobre o sofrimento inimaginável pelo qual tantas mulheres passaram.

 

A gente sabe das atrocidades das guerras, e atualmente temos muitos relatos de sobreviventes, como os do Holocausto. No entanto, nunca tinha ouvido falar das “mulheres de consolo”: jovens coreanas que eram levadas contra a sua vontade para esse destino incerto e bárbaro.

 

Por isso esse livro é importante. Ainda que seja uma ficção, ele mostra a importância de não permitirmos que a história dessas mulheres seja esquecida.

Elas merecem ter sua jornada registrada, para que a humanidade reconheça seus erros e busque não repeti-los.

Elas merecem ser lembradas pela sua força, resistência, persistência e esperança. As herdeiras do mar, especialmente, por serem mulheres fortes que se arriscam diariamente para garantir o sustento próprio e da família; mulheres que enfrentam os perigos do mar, suas correntezas incertas e sua força impactante.

 

Na trajetória dos registros históricos, muitas vezes as mulheres eram “simplesmente” esquecidas, suas vivências na guerra e suas batalhas (que nem sempre são no front).

Mas agora elas têm conseguido deixas suas memórias registradas, elas têm conseguido obter a própria voz. E assim, mostrar do que são capazes e tudo que já enfrentaram.

 

Comentários (0)