Fala Werneck

entrementes

 

Livros são incríveis, alguns nos surpreendem pela elaboração de seus mundos e personagens; outros, nos impactam pela capacidade de construir algo belo com personagens simples do nosso próprio mundo. Os primeiros contos que li neste livro são assim, belos na simplicidade da vida.

Fiquei surpresa com a capacidade do autor de fazer descrições que nos permitem praticamente visualizar tudo que está acontecendo nas histórias.

 

A vida, por mais simples e comum que possa ser, é incrivelmente singular.

Conseguimos sentir a solidão e o desamparo da senhora que perdeu seu marido, seu companheiro de vida; nada mais transparente quanto a esta solidão do que a cadeira de balanço dele vazia ao lado da dela. Cadeiras que tinham uma sincronia, representando amor; mas a vida, cruel em sua realidade, quebras isso; a morte, por outro lado, iguala novamente o balanço.

É possível sentir a desolação do pai que precisou vender suas terras, na narrativa contada pelo filho. As injustiças fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, nas fazendas o desgaste é mais pesado porque o sol é inclemente, sugando a força e a vontade dos trabalhadores, dia após dia.

Já ‘O aviso da morte’ fala mais do que isso, propriamente. Falar de morte é difícil e, quando se trata de alguém íntimo, doloroso. Às vezes a morte pode “avisar” que está chegando, outras vezes ela surge num piscar de olhos; mas nunca pode ser definida pelos outros. Ela pode causar tristeza, indiferença, alívio e muitos outros sentimentos. No entanto, o conto também comenta sobre as diferenças linguísticas que existem no nosso país; cada região possui particularidades no modo de se expressar, por isso equívocos podem acontecer e confundir alguns. Nossa língua é vasta e bonita, suas regionalidades são surpreendentes e até alguns hábitos das pessoas nas cidades interioranas nos surpreendem até hoje.

 

O Brasil é imenso em suas variantes linguísticas e culturais. E num meio literário que enfatiza a perfeição, o sucesso e o máximo das conquistas “possíveis”; um livro que trata do cotidiano simples e aborda a vida de pessoas que passam dificuldades  em meio ao trabalho braçal e à luta diária pelo bem da família; representa uma obra diferenciada.

 

Li três contos até agora e já pude refletir sobre tantas coisas…

Comentários (0)