Fala Werneck

leiturasdesetembro

 

Em setembro conheci alguns livros incríveis, outros agradáveis e um que achei terrível. Nem todos estão na foto, porque emprestei alguns.

 

Ainda não te disse nada

Um livro emocionante e envolvente! Amei a história de amor inesperada e pura de Marina com ‘H’. Falar de amor é falar de fé nas pessoas, confiança, dedicação, carinho e honestidade. As cartas são lindas, suaves, envolventes e repletas de referências bonitas.

O amor pode surgir de lugres inimagináveis e ser tão lindo (ou mais) do que alguns clichês.

Amo histórias de amor, porque elas me lembram como a vida pode ser linda e singular.

 

A viúva

Uma história perturbadora, que mostra o lado vil que o ser humano pode assumir. O uso do adjetivo monstro é assustadoramente adequado. O início do casamento mostra como o Glen domina e controla a vida da Jean. A forma como ele a manipula é revoltante. E depois de tudo que eles passam, a crueldade que ele faz, depois de tudo que acontece, ninguém é realmente inocente. Não foi a história que eu esperava (a sinopse poderia informar que o livro envolve pedofilia), perturbadora demais.

 

Beije minha alma

Um romance adorável, que desperta sentimentos de alegria, expectativa e amor. Além de mostrar como o relacionamento entre irmãos pode ser complicado e desafiador, especialmente quando um precisa assumir a responsabilidade de um pai em relação ao outro. Uma boa leitura para relaxar.

 

The Girl in the Letter

Esse livro fala sobre um tema sério: as casas de irmãs de caridade que existiam em lugares como o Reino Unido e a Irlanda, para onde as famílias mandavam as jovens que ficavam grávidas sem serem casadas. Sam é uma jornalista que “por acaso” descobre a carta de uma menina que vivenciou isso; e quanto mais investiga, mais Sam percebe a crueldade envolvida em toda essa situação. Jovens obrigadas a trabalhar até quase dar à luz, crianças sendo afastadas das mães, testes farmacêuticos… Uma ficção que fala sobre uma situação grave e abusiva, que foi real. Uma grande leitura.

 

Um novo amanhã

Nora Roberts traz dessa vez um romance que envolve famílias e filhos, relacionamento entre irmãos e o amadurecimento diante das dificuldades da vida. Clare e Beckett  descobrem muito sobre eles mesmos ao começar um relacionamento.

O livro faz parte de uma trilogia e o mais me deixou curiosa pelos próximos volumes foi a existência da mulher fantasma. Quem será ela? Por que permanece na pousada? O próximo livro já entrou para a minha lista.

 

Este é o mar

Setembro está com umas leituras estranhas. Essa é uma delas. Este é o mar é um livro que prometia ser muito bom, porque a sua premissa é diferente e intrigante. Porém, a leitura não me envolveu como eu esperava.

Gostaria de ter tido mais detalhes sobre as luminosas e o mundo delas, mas isso não acontece e não consegui sentir empatia por elas; pareceram simplesmente seres fantásticos sem sentimentos profundos, que se alimentam dos humanos e de sua entrega devocional.

 

O poeta e o guarda-chuva

Uma boa leitura para te fazer refletir sobre as emoções humanas, as necessidades sociais e como uma pessoa pode sucumbir a emoções momentâneas intensas, fazendo coisas que marcarão aquela pessoa para o resto da vida. E por mais que alguns neguem, todo mundo precisa de proteção, precisa se sentir acolhido e amado.

Outra coisa que merece ser comentada é a narração, feita por uma voz que só quase no final descobrimos quem é. Lembrei da Menina que roubava livros e sua história narrada pela morte.

 

A melhor coisa que nunca aconteceu na minha vida

Um romance fofo, que aperta e aquece o coração na medida certa. Holly e Alex foram grandes amigos desde a adolescência, na época da faculdade perdera contato, mas se reencontram 11 anos depois. Os sentimentos que sentiam um pelo outro continuam existindo, o medo de falar e de ser rejeitado também. Mas a vida tem seus próprios caminhos para fazer as pessoas perceberem o que realmente importa e quem realmente importa.

Comentários (0)