Fala Werneck

Fotor_155909040032196

 

Primeira frase da página 100: “Apesar dos meus esforços para reproduzir o molho da minha mãe, o jantar é um desastre.”

 

Do que se trata o livro: O governo determina que as mulheres devem ter um número limitado de 100 palavras por dia, e elas começam a usar contadores que controlam o número de palavras ditas e penalizam as que forem faladas além. O livro é sobre um movimento retrógrado religioso que tem por objetivo modificar a sociedade, controlando e limitando as mulheres.

 

O que está achando até agora?

A leitura é interessante, angustiante, e dá raiva em muitos momentos. É interessante por nos fazer refletir sobre os perigos do fanatismo; angustiante porque, na sociedade que vivemos, é possível encontrar pessoas que concordariam com esse olhar retrógrado da família; dá raiva a explicação que eles dão para essa mudança absurda. Um livro para pensar muito e assustar com essas repercussões.

 

O que está achando da personagem principal?

Jean é uma mulher que “tinha tudo”: uma carreira de sucesso, pesquisas que gostava de fazer e uma família; e de repente, ela se vê limitada, silenciada. Tiram muitos dos prazeres da vida dela e ela silencia, sofre por não ter notado antes. Mas ela não irá desistir, lutará pela sua voz e da filha. Uma personagem forte, determinada, que tenta, da melhor maneira possível, se adaptar às situações assustadoras que surgem em sua vida.

 

Melhor quote até agora: “Você pode tirar muitas coisas de uma pessoa: dinheiro, emprego, estímulo intelectual, qualquer coisa. Pode tirar até suas palavras, mas isso não vai mudar sua essência.”

 

Vai continuar lendo? 

Preciso acompanhar como ela vai superar isso tudo, como ela fará as mulheres terem voz novamente. Porque elas vão falar. Por mais que tentem calá-las, não conseguirão. Não para sempre. Porque as mulheres sabem que têm valor e sabem que merecem um lugar no mundo, um lugar bom e digno. Todos merecem uma vida digna.

 

Última frase da página 100: “Ultimamente tudo parece ser uma escolha entre o pior e o menos pior.”

Comentários (0)