Fala Werneck

aretornada

O que é família?

 

Existem diversos tipos de família: as de sangue, as de afeição, as de adoção. Algumas têm mais valor do que outras? Acreditamos que não. Se é uma família, merece ser cuidada e respeitada.

Família no sentido essencial: pessoas que se amam, se cuidam, que tentam juntas resolver as dificuldades e diferenças.

 

A retornada fala sobre família e como a perda da referência do que ela significa é prejudicial.

Uma adolescente que descobre “ser parte” de outra família, e é devolvida para eles.

 

O ser humano se adapta, sempre se adapta. Mas é triste acompanhar essa adolescente tentando entender o motivo dessa mudança brusca; o silêncio por parte da mãe que a criou e a indiferença demonstrada pela mãe biológica.

A garota vai, aos poucos, vivendo nesse lugar diferente, mais pobre, onde ela tem pais que nem a notam direito e irmãos que não gostam dela.

Apenas a irmã e o bebê representam seu ponto de equilíbrio. Uma irmã que a aceita, que a recebe de braços aberto e a ajuda.

 

Durante a busca por respostas, comprovamos como as pessoas podem ser egoístas, uma “mãe” que destrói a família que tem… Ainda assim, será que é possível chamá-la de mãe?

 

Um livro para refletir sobre um assunto sensível: muitas famílias são construídas com filhos adotivos, existem as que passam por um processo de adoção longo… E também as “adoções em família” que podem ser mais delicadas.

Porém, independente do tipo de adoção, essas crianças merecem ser acolhidas e amadas. Elas merecem uma família para que consigam equilíbrio, nesse mundo desequilibrado que vivemos.

Em nenhum momento elas devem ser devolvidas porque uma situação diferente surgiu na vida dos pais. Filhos são para sempre.

 

Muitos erram ao pensar que as crianças não entendem nada; elas entendem mais do que os adultos gostariam que elas soubessem… Elas devem ser protegidas, mas também merecem aprender o que é o respeito, por elas e pelos outros; e isso é um processo, exige acompanhamento, proximidade, envolvimento emocional.

Criança precisa de exemplo e a certeza de que uma família “de verdade” pode superar qualquer dificuldade.

 

Uma leitura sobre família e honestidade. Dois elementos que devem permanecer unidos e em consonância para construir um porto seguro para os que ali vivem.

Comentários (0)