Fala Werneck

melhoreslivros2018

 

2018 foi um ano no qual fiz muitas leituras e consegui superar a meta que tinha estabelecido.

 

Lendo tanto, também pude perceber como que algumas leituras marcam e permanecem na memória e outras são esquecidas com o tempo e as novas histórias. Tudo isso faz parte, cada livros irá tocar cada pessoa de uma maneira diferente.

 

Talvez, um livro que me tocou profundamente e me fez refletir sobre muitas coisas na vida, não vai lhe impactar da mesma maneira.

Mas acredito que o que vale é a experiência literária, e tenha um livro tocado ou não, todos eles têm alguma relevância, sempre é possível aprender algo, entender alguma coisa ou apenas conhecer uma possibilidade diferente de vida.

 

Foi difícil escolher apenas 10 livros para essa lista, e acabei deixando alguns livros que foram muito importantes para mim, de maneiras específicas, fora da lista.

Mas, vamos lá, seguem as 10 melhores leituras de 2018!

 

É assim que acaba – Colleen Hoover

É assim que acaba é um livro que irá lhe tocar e partir seu coração. Nessa história acompanhamos uma mulher que tem o passado marcado por traumas e sofrimento, e se vê num presente caminhando para o mesmo rumo. O livro discorre muito bem sobre ciclos que se não forem rompidos, se tornarão eternos.

Esse livro lhe mostrará como é fácil julgar os outros sem saber o que realmente estão passando, quantas vezes nos achamos capazes de dizer e querer aconselhar os outros, sem estar vivendo aquilo. Algumas situações são impossíveis e só quem está passando entende como é difícil ver com clareza e racionalidade situações que envolvem a emoção.

É assim que acaba irá falar sobre violência doméstica, um assunto grave, complicado e que merece a devida atenção e respeito. É imprescindível discutir o tema e buscar medidas para auxiliar as pessoas que passam por isso. Sem julgamentos.

 

Surpreendente – Maurício Gomyde

Surpreendente é uma história tristemente linda, que mostra o poder da amizade, e como não podemos deixar que situações da vida, questões que surgem e que estão fora do nosso controle, nos impeçam de correr atrás dos nossos sonhos e realizar tudo de incrível que poderíamos fazer.

A amizade é essencial para uma vida feliz, e quando se tem amigos que estão ao seu lado para “o que der e vier”, você entende que é muito mais abençoado do que consideraria possível.

Às vezes a vida lhe dá uma rasteira, e como o Pedro você acha que tudo está perdido e que o seu sonho não passa de uma miragem. Mas se acreditar e lutar, você vai conseguir superar as dificuldades mais “impossíveis” e criar sua arte com emoção e expressividade.

Um livro para que você acredite na vida e no que ela pode lhe oferecer.

 

Stalker – Tarryn Fisher

Stalker foi um dos livros que recebi em 2018 da Tag Inéditos, e foi uma leitura que devorei! Uma mulher completamente obcecada perturba a vida de uma família e tenta assumir uma vida que não pertence a ela. Uma história com uma psicopata e um sociopata, pessoas com mentes perturbadas que irão prejudicar muito outras conhecidas e desconhecidas. Uma leitura angustiante para ser lida rapidamente.

 

Um caso perdido – Colleen Hoover

Eu amo os livros dessa autora! Mesmo quando suas histórias partem meu coração.

Um caso perdido é uma história de amor, marcada por ações inimagináveis. É triste pensar em pessoas assim, que sejam capazes de atos tão cruéis; mas sabemos que existem. Por mais que essa história seja de ficção, existem pessoas que sofrem como a Sky sofreu, existem pessoas que cometem atos vis, existem também as que se culpam por coisas que não poderia controlar.

Tantas vidas que são tocadas, de maneiras boas e ruins, e ainda assim, é possível encontrar a esperança; é possível encontrar perdão e enfim ter paz para viver uma vida com amor e sinceridade.

Dean e Sky descobrem o real significado de amor, do que ele é capaz, o que ele pode suportar e o que ele irá superar.

Um romance lindo regado com muito drama.

 

Uma curva no tempo – Dani Atkins

Esse livro me fez pensar sobre o que realmente importa na vida.

A verdade é que existem muitas coisas que não podemos controlar, e devemos aprender a aceitar isso da melhor maneira possível…

O que realmente “fica”, o que permanece conosco é a maneira como tocamos a vida das pessoas, o que fazemos por elas, os momentos que passamos juntos.

O importante não é se você trabalhou em um local importante ou mais simples, nem se mora em uma localização de destaque ou num prédio pequeno de um bairro pouco evidente, mas quem você tem na vida, quem você teve, e como foram os momentos que você passou com essas pessoas; esses sentimentos, esses aprendizados que permanecem. Tudo mais é transitório.

 

Jesus – O homem mais amado da História – Rodrigo Alvarez

Esse livro irá falar sobre a história de Jesus de uma forma que demonstra respeito e comprometimento. O autor mostra muito estudo e pesquisa, e através dos comentários que tece sobre a vida de Jesus, apresenta fatos e teorias de uma maneira que não é tendenciosa.

Ele comenta diferentes possibilidades sobre a vida de Jesus, alguns momentos marcantes e inclusive um pouco do que talvez fosse a personalidade desse homem incrível, e através de comentários que indicam o “foco” em religiões específicas, ele discorre sobre várias de maneira respeitosa, porque não implica em momento algum que alguma está “correta” e outra “errada”, ou que uma seria mais verdadeira do que outra.

E o que pode-se perceber é como a história de Jesus contém traços enigmáticos, até hoje, mas independente disso, é a história de um homem que foi muito amado, e ainda é. Um homem que passou por muitas provações e que trouxe e deixou uma mensagem incrivelmente bela de amor e fé.

O livro mostra que precisamos aprender com Jesus a ser mais tolerantes, respeitosos e amorosos.

 

Uma noite com Audrey Hepburn – Lucy Holliday 

Uma leitura que vai ficar marcada por toda sua leveza e graça.

Ri muito sozinha lendo esse livro.

A Libby é um mulher que vive se metendo em situações trágicas e cômicas, além de falar muitas coisas engraçadas.

Gostei muito, porque mesmo com toda essa leveza, a escritora criou uma personagem que está em busca do seu verdadeiro caminho, tentando encontrar o lugar onde realmente se encaixa e aprendendo a lidar com as pessoas da sua vida.

É tocante o modo como ela vai percebendo o pai distante que tem e entendendo que isso é “culpa” dele, não dela; de maneira que ela se liberta desse sentimento de decepção, angústia e mágoa, por todas as vezes que ele não se importou com ela.

E assim, a Libby vai percebendo que é possível sim que ela encontre seu próprio caminho, seja elegante e adorável, como uma bonequinha de luxo.

 

O segredo do meu marido – Liane Moriarty

O segredo do meu marido é um livro que vai lhe envolver completamente.

Uma carta que não deveria ser lida, um segredo há muito enterrado, e vidas que são afetadas por atos do passado.

A narrativa da Liane é incrível, e o entrelaçamento das histórias paralelas é louvável.

Seu livro mostra famílias independentes que possuem uma conexão grande ou pequena, e através de atos bons e ruins, muita coisa pode mudar.

A leitura é mais surpreendente ainda porque quando o livro está quase acabando, e você imagina ter entendido toda essa situação, a autora joga outras “verdades” da história no seu colo, apenas para mostrar que a vida tem particularidades que nunca entenderemos ou iremos descobrir.

 

Existo, existo, existo – Maggie O’Farrell 

Existo, existo, existo é um livro de memórias sobre experiências de quase morte que fala sobre a vida. Através desses relatos que podem assustar, entristecer e surpreender, a autora mostra a importância da vida; a importância de se valorizar o que tem e de aproveitar a companhia das pessoas que nos cercam. Nunca sabemos até quando nós estaremos aqui, e nem elas.

Para amar a vida e vivê-la em essência é preciso existir verdadeiramente, sentir as emoções e se mostrar aberto às experiências e às pessoas.

Viver pode ser lindo e magnífico.

Mas você precisa agir, porque em muitas situações, os segundos fazem toda a diferença.

 

A última viagem do Lusitania – Erik Larson

O Lusitania foi um navio com uma história tão impactante quanto o Titanic e não se comenta sobre ele como deveria.

Erik Larson traz um livro incrível de não ficção, com uma história tão bem contada e entrelaçada que por vezes até parece um romance.

A última viagem do Lusitania irá contar um pouco sobre os problemas que a Primeira Guerra Mundial causou e quantas vidas foram afetadas pelos atos cruéis de guerra.

Essa guerra foi marcada pelo uso de submarinos para afundar navios de grande porte, e o Lusitania foi um navio de civis que teve um triste fim.

O livro é importante para que se conheça um pouco sobre a vida de tantas pessoas que viveram, sofreram e morreram na época, como também pensar sobre o motivo que move tantas nações a declararem guerra, e a inconsequentemente destruírem tanto de sua nação e seu povo, em troca de poder.

 

Espero que vocês gostem e que leiam algumas (ou todas) dessas histórias.

Precisamos valorizar mais a vida e as pessoas, e apreciar toda essa literatura que se encontra ao nosso alcance.

 

Boas leituras!

 

Comentários (0)