Fala Werneck

osmelhoresde2016

Como já diziam: “Recordar é viver!”. Este post é para comentar as 16 melhores leituras de 2016. Algumas feitas para sorrir, outras chorar, e ainda aquelas para angustiar. Mas cada uma, em seu momento, foi marcante.

Organizar por favoritismo é uma tarefa árdua, quase impossível e injusta, portanto fiz a lista por ordem de leitura: do mais antigo para o mais recente.

 

melhores2016_1

Essa garota é o terceiro volume da série Slammed, uma série que irá te conquistar e te envolver com a história de Will e Layken, um casal com uma trajetória marcada por tragédias, ciúme, dúvidas, mas especialmente muita força e amor. Uma das coisas que mais me marcou nesta série foi acompanhar os sentimentos desses personagens através de lindos poemas, alguns intensos e outros sofridos, mas essencialmente lindos. E neste terceiro volume comprovamos que sempre existem dois lados para qualquer história.

 

melhores2016_2

“A diferença entre o lado bonito e o lado feio do amor é que o bonito é bem mais leve.” Em O lado feio do amor Colleen Hoover nos fará sofrer com Tate e questionar as atitudes de Miles. Um casal incomum em um “relacionamento” que não é exatamente um relacionamento; de maneira que eles irão experimentar o lado feio do amor, um deles pela segunda vez porém de uma forma completamente diferente. O lado feio do amor tem uma escrita que vai te envolver para querer descobrir o que motiva tanto sofrimento, ou que tipo de passado cruel seria capaz de justificar atitudes injustificáveis.

 

melhores2016_3

Comecei as minhas férias da faculdade lendo a série Divergente e terminei em uma semana. Durante esse tempo imergi nessa cidade futurista com suas facções e ao ver Tris ser selecionada, e traçar seu caminho aprendendo a viver na sua facção e a conviver com as outras, pude perceber a peculiaridade desse ‘esquema’ criado para organizar e controlar as diferentes camadas da sociedade. Mas este primeiro volume me marcou por ser a introdução à este mundo diferente, por ser o início de uma jornada que levou a Tris a refletir e conviver com suas escolhas, uma caminhada que a fez crescer, melhorar, evoluir e aprender muito. Já o Quatro não pode deixar de ser mencionado, um personagem que será melhor desenvolvido a medida que a série progride, uma pessoa com um passado sofrido e complicado, mas que utiliza esses problemas como aprendizado e degraus para sua própria evolução. A vida é feita de escolhas, e as de Tris e Quatro serão muitas.

 

melhores2016_4

 

Os Lugares Mágicos dos Filmes de Harry Potter é um livro fascinante, pois permite aos fãs conhecer com detalhes os sets criados e diferentes locações utilizadas na produção dessa série magnífica; através de sua leitura comprovamos a dedicação e o empenho de todos os envolvidos para produzir filmes que fizessem jus à narrativa criada pela J.K. Um dos melhores presentes que ganhei em 2016!

 

melhores2016_5

Sejamos todos feministas é um livro pequeno com conceitos gigantes. Através de uma explanação apropriada, a autora fala sobre o feminismo de uma forma que demonstra ser o assunto relevante para homens e mulheres, além de mostrar como o machismo está arraigado em nossa sociedade, ela explica como o feminismo é algo positivo, e como ele representa algo que não envolve a raiva ou a discriminação entre os gêneros,  e sim o posicionamento das pessoas perante a sociedade e da sociedade que a envolve; discutindo os estereótipos criados/impostos pela sociedade percebemos que independentemente de estar se referindo a meninos ou meninas, há um comportamento ‘padrão’ que é esperado, e o livro nos faz refletir sobre o problema decorrente disso; nos fazendo compreender que homens e mulheres devem se apoiar para ambos crescerem e evoluírem ao invés de cada um tentar ser melhor ou mais importante que o outro, além de destacar algo fundamental que é ser fiel a si mesmo, apenas assim seremos capazes de construir um mundo melhor e mais justo, para todos.

 

melhores2016_6

Paralela foi uma leitura um tanto peculiar, até certo ponto do livro, ele não apresentava nenhuma característica que o tornasse ‘diferente’, mas a partir de um acontecimento na narrativa, não consegui largar o livro, e a leitura fluiu absurdamente rápido! Paralela sugere uma possibilidade absurda de colisão de universos paralelos, que faz com que Abby acorde em uma vida completamente diferente da que está acostumada, mas a medida que tenta descobrir como se encaixar nessa vida e relembrar seu passado, ela também percebe que tudo muda constantemente e ela se encontra em uma posição onde parece não ter controle de seu próprio futuro. Com um final diferente e inesperado, este livro foi uma leitura marcante em 2016.

 

melhores2016_7

A Primeira Noite é a continuação de O Primeiro Dia e mais uma vez, Marc Levy acerta e escreve uma narrativa fascinante. Neste livro uma arqueóloga e um astrofísico tentam descobrir os segredos do universo, cada um analisando pelo seu campo de estudo completa a descoberta do outro, e assim eles se envolvem em um mistério e em uma conspiração que envolve pessoas de diferentes países; com um final emocionante, Levy nos faz questionar e refletir sobre o nosso lugar no universo, nossa origem e o quanto dessa ficção poderia ser real em algum ponto. Um romance completamente diferente dos que o autor costuma publicar e fascinante. Marc novamente me envolveu com seus personagens e dramas.

 

melhores2016_8

O Livro de Cam é um spin off da série Fallen, e traz a história de Cam e sua tentativa de salvar seu único amor do Inferno. Cam terá quinze dias para recuperar o amor de Lilith e assim salvar ambos. Esse livro me envolveu como nenhum outro da série; Cam é um personagem diferente e um pouco incompreendido que agora tem a oportunidade de conquistar o público com sua história conturbada e seu amor confuso.

 

melhores2016_9

Um dos primeiros livros que li no Kindle lindo que ganhei, e escrito por uma das minhas autoras favoritas! Neste romance, Meg Cabot recria o mito de Perséfone, numa trilogia onde uma jovem após uma experiência de quase morte se muda com a mãe para a cidade natal dela, só que ao invés de auxiliar para a superação do trauma, essa mudança irá colocar Pierce em um perigo ainda maior. Mas será que viver esse perigo não valerá a pena? 😉

 

melhores2016_10

Jodi e Todd vivem um casamento que é uma fachada da perfeição, porém a realidade do casal é bem diferente. Ele é um marido adúltero e ela a esposa que silenciosamente tolera as traições do marido, mas isso está prestes a mudar… Ficou curioso? Fiz uma resenha sobre esse livro que me surpreendeu.

 

melhores2016_11

Tony e Susan foi um livro que me angustiou por dias, uma narrativa dentro de outra narrativa. Tony é o personagem principal do livro que Susan está lendo, e ele passa por uma experiência tão traumática que irá deixar o leitor estarrecido com o acontecido e as atitudes dele após tudo isso.

 

melhores2016_12

Todo Dia fala sobre A., uma pessoa bem diferente. “Todo dia sou uma pessoa diferente. Eu sou eu, sei que sou. Mas também sou outra pessoa. Sempre foi assim.” A. me fez torcer e esperar que as coisas se ajeitassem no final…

 

melhores2016_13

Érica expõe o perigo do extremismo, e até que ponto as pessoas justificam suas ações cruéis e injustas por meio de uma crença. “Ninguém ali além dela sabia a verdade. Seus pais morreram por causa dela. Foram mortos porque um estúpido decidiu que Érica era uma ameaça ao grupo…” Na resenha expliquei melhor o que achei da leitura.

 

melhores2016_14

Resumindo em duas palavras: simplesmente lindo! *-*

 

melhores2016_15

Um romance que me fez derramar rios… Lou e Will, mostrando como a vida nos traz surpresas que nos transformam sem aviso prévio.

 

melhores2016_16

Extraordinário é um livro completamente extraordinário, que deveria ser lido por todos; nele o leitor irá refletir sobre a inocência das crianças, os sofrimentos que elas enfrentam e a importância da gentileza. Ser gentil é tão importante e fundamental, mas às vezes na correria da vida, nos esquecemos desses singelos atos de fazer o bem, de apenas ouvir, de aceitar cada um como é, com naturalidade. Por que todos somos diferentes. Esse foi o último livro do ano, e o mais tocante. “Se cada pessoa nesse auditório tomar por regra que, onde quer que esteja, sempre que puder, será um pouco mais gentil que o necessário, o mundo realmente será um lugar melhor.”

 

 

Comentários (0)