Fala Werneck

lidos_fim_de_ano

O final do ano foi agitado, então resolvi reunir em um post as leituras dos dois últimos meses.

Algumas leituras foram por indicação, outras por curiosidade e também teve uma que foi pelo simples prazer de revisitar um mundo que amo.

lidos_01

Harry Potter e a Câmara Secreta é o segundo volume da série e através dessa leitura continuei o projeto #matandoasaudadee terminei esse livro com a sensação boa de ter voltado para um ‘lugar’ que me é tão familiar… Sofrer com Harry, Hermione e Rony os perigos de estar em Hogwarts com a câmara secreta aberta, ver aluno após aluno ser petrificado, acompanhar o quanto Harry ficou confuso quanto ao que aconteceu com Hagrid e a raiva que sentiu por Tom Riddle. E mais uma vez, ver Dumbledore chegar com sua força pacífica, sábia e paciente. 🙂

lidos_02

Depois, veio Perdido em Marte que é um livro muito bem escrito e impressionante. Andy constrói uma narrativa realista e pautada em conhecimentos físicos, químicos e etc, criando uma realidade completamente inimaginável e ao mesmo tempo bem ‘possível’. A ida do homem a Marte e uma possível colonização tem sido tema de filmes, documentários e livros, mas Perdido em Marte é diferente, pois o autor cria uma estória inusitada e única, com este astronauta que está sozinho em Marte, tentando sobreviver e demonstrando um humor inabalável em uma situação que enlouqueceria qualquer um. Essa foi uma leitura que expandiu minha mente sobre as possibilidades que o universo nos apresenta.

lidos_03

O anjo da guarda é um livro onde o leitor irá acompanhar conflitos familiares e uma pessoa nesse ambiente que invariavelmente, representa o centro de tudo. Uma pessoa que está tentando ajudar os outros e ao mesmo tempo descobrir um pouco mais sobre si mesmo. Alguém que tentará lidar e resolver os problemas da família de uma forma que ajude a curar as mágoas e amenizar o sofrimento de toda a família. Um verdadeiro anjo da guarda.

lidos_04

Contagem Regressiva é um conto pequeno, mas repleto de emoções, mostrando um amor altruísta, fiel, único. Fofo e ao mesmo tempo sofrido, escrito na medida certa para te envolver. E com mais essa leitura, estou gostando cada vez mais da escrita dessa jovem autora. 🙂

lidos_05

Com Talvez um dia, mais uma vez Colleen Hoover nos envolve com seus personagens. Syd e Ridge são jovens únicos e talentosos que sofrem e passam por conflitos que nos fazem refletir sobre o que é certo e o que é errado, sobre o porque de muitas situações na vida não serem ‘preto no branco’, mas repleta de tons de cinza. Será que um amor pode ser errado? Um sentimento genuíno pode representar um ato de maldade? Essa leitura nos faz questionar o motivo para a vida ser tão confusa e complicada, e ao refletir, percebemos que ela simplesmente é assim… Mas, quem sabe? Talvez um dia consigamos simplifica-la.

lidos_06

Já o Maçãs Envenenadas é um livro bem juvenil. com uma escrita simples e em alguns momentos engraçada, mostrando a vida de três meninas que têm em comum uma peculiaridade familiar: uma madrasta má. Elas se conhecem em um colégio interno, e ao perceberem essa similaridade, se tornam amigas e com o tempo tentam lidar com suas famílias confusas e problemáticas, contando sempre com a ajuda das outras para dar apoio e solidariedade.

lidos_07

Extraordinário foi a última leitura do ano, e não poderia ser um livro mais incrível para encerrar esse ano de 2016. Neste livro, através dos olhos de uma criança que é diferente fisicamente, e devido a essa peculiaridade, acompanhamos como as pessoas agem de forma diferente com ele, e ao contar essas experiências de uma maneira tão inocente, que é através do olhar de uma criança, compreendemos a importância da gentileza, da solidariedade, da compaixão, do amor e especialmente da amizade. Crianças são incrivelmente verdadeiras, mas também podem ser absurdamente maldosas, e ao ler as experiências pelas quais este menino passa, vemos a importância de valorizar as pessoas e enxerga-las independente das diferenças. Porque afinal, todos nós somos especiais e únicos, cada um a sua maneira.

Que 2017 nos traga muitas alegrias e momentos extraordinários!

Comentários (0)