Fala Werneck

Realidade ou ficção?


conspiracao

Conspiração Nazi é um livro que considera possibilidades assustadoras (mas possíveis): como seria o mundo se a Segunda Guerra Mundial tivesse terminado de outra forma? Ou então, e se Hitler tivesse sobrevivido?

Através de uma narrativa que apresenta um livro dentro de outro livro, temos duas ‘camadas’ contextuais: a primeira é onde nos é apresentado Leandro, um jornalista que não atua na profissão e é aspirante a escritor, mas ao considerar o processo de escrita, preocupa-se ao pensar como as pessoas irão reagir à sua criação, o que acaba lhe causando um imenso bloqueio criativo, até chegar o momento no qual ele decide escrever e se entregar à sua criação sem se preocupar tanto assim com a opinião das outras pessoas.  E a segunda camada apresenta a narrativa criada por Leandro, onde todo o mistério irá se desenrolar, e a conspiração será construída.

Afonso recebe de herança um hotel em Itatiaia de seu tio Célio faleceu, o sobrinho então viaja para a cidade com o objetivo de conhecer o lugar e averiguar se o investimento pode se tornar rentável, porém ele acaba se envolvendo em uma trama de mistérios e suspeitas, que irão começar a lhe consumir o tempo e os objetivos.

Ao conversar com os caseiros da casa onde o tio morava e com o mestre de obras do hotel contratado pelo tio, Afonso começa a desconfiar do suposto suicídio do tio, e ao investigar o assunto encontra documentos com suásticas, simpatizantes de nazistas ocultos, e muito perigo. Ele conta com a ajuda de seu amigo Marcelo e da bibliotecária Valéria nessa busca, porém os mistérios vão se tornando mais complexos e angustiantes a medida que a narrativa segue.

Durante a leitura, você estará envolvido num assunto que ainda entristece e assusta muitas pessoas: o nazismo. E o modo como a trama é construída, te faz considerar a possibilidade daquilo realmente ser possível, se não tudo, mas parte dessa conspiração.

O leitor será absorvido pela leitura de situações assustadoramente realistas e ao terminar ficará se questionando o que é real e o que não é… Até que ponto é possível que as mídias estejam manipulando as pessoas, e o quanto da História que lemos e estudamos ocorreu realmente daquela forma.

Como dizem, a arte imita a vida, mas a vida muitas vezes também acaba imitando a arte.

Ler Conspiração Nazi te transportará de volta às trevas da Segunda Guerra Mundial (mas nos dias de hoje), e é possível perceber que independente de toda a nossa tecnologia e evolução atual, o ser humano ainda tem a capacidade de ser absurdamente insensível, cruel e vil. No entanto, mesmo com todas as dificuldades e desvios ainda é possível se redimir, tentar ‘apagar’ um pouco do passado obscuro que segue a humanidade.

 

Onde comprar:

 

Comentários (0)