Fala Werneck

livrolido2

O amor dependente

      A narrativa é iniciada de forma interessante e promissora, pois somos apresentados a um narrador inusitado: o amor. E ele então irá contar a história do Caio e da Maria Augusta.

      A narrativa é dinâmica com acréscimo de fotos e cartas, e representa o relato de uma filha (Adriana Falcão, a autora) sobre a história de seus pais, e consequentemente de si mesma. E como o amor é marcado por momentos de dor, tristeza, solidão e sofrimento.

res2img3

      É um livro curto, porém muito introspectivo, porque ao acompanhar a trajetória do Caio e da Maria Augusta, somos apresentados aos momentos e situações que construíram suas personalidades como adultos, e mesmo cada um tendo seu tipo diferente de dificuldade, ambos sofrem.

      Maria Augusta e Caio começam o namoro adolescentes, quando ficam mais velhos noivam, e então se casam. Depois vêm os filhos, as mudanças geradas pelo emprego do Caio, as dificuldades da vida conjugal e as consequências desse relacionamento que é dependente por parte dela e melancólico por parte dele.

res2img2

      Maria Augusta abre mão de muitas oportunidades pelo amor, e limita “seu mundo” ao ambiente domiciliar e à família. E enquanto isso o Caio aproveita muitas oportunidades, mas sempre acompanhado de uma melancolia que lhe começa a ser característica e se transforma em um quadro depressivo.

      Ler esse livro é acompanhar a história de pessoas comuns, com dificuldades comuns e problemas que vão crescendo com o passar do tempo; e perceber também como as pessoas reagem de forma diferente diante das dificuldades; quando alguns preferem se negar a reconhecer as dificuldades, outros recorrem à bebida e tem também aqueles que se entregam à auto piedade.

      E quando os problemas são causados pela dependência do outro, a situação se agrava porque é algo que prejudica a própria pessoa e o ser amado; onde um deposita inteiramente no outro a responsabilidade pelo seu bem estar, pelas suas alegrias e tristezas, o relacionamento se torna complicado, tenso e conturbado.

      Com essa leitura percebemos as dificuldades que os casais enfrentam, independente da situação financeira ou da época em que vivem, o casamento representa uma grande mudança, um processo que será construído a dois e que também pode ser prejudicado pelos dois. E além do casamento, existe a construção de uma família, que dependendo das decisões e escolhas das pessoas, pode ser uma estrutura unida, forte e sólida ou frágil.

      Queria ver você feliz é um relato simples de uma história trágica.

res2img4

Onde comprar:

Comentários (0)