Fala Werneck

osfilhosdehurin

O bem (nem) sempre vence

      O conto dos filhos de Húrin representa um dos eventos mais importantes dos Dias Ancestrais. O livro nesta edição da editora WMF Martins Fontes Ltda, foi organizado por Christopher Tolkien, filho de J.R.R.Tolkien, e apresenta bonitas e detalhadas ilustrações feitas por Alan Lee; começa com um breve esclarecimento sobre a composição desta obra, através de muita pesquisa e estudo por parte do Christopher nos manuscritos e notas do pai, visto que ‘Os filhos de Húrin’ é um dos contos inacabados de Tolkien.

     A obra inicia narrando momentos marcantes da vida de Húrin, como seu casamento com Morwen, o nascimento de seus filhos, sua partida para a batalha das lágrimas sem fim, e sua captura pelos servos de Morgoth, que tenta dissuadi-lo a contar os segredos da terra escondida dos elfos, porém o homem não se rende, e acaba tendo sua linhagem amaldiçoada pelo senhor do escuro, como também sendo condenado a assistir a tragédia que seguirá o nome de sua família.

      A partir daí, o foco torna-se Túrin, filho primogênito de Húrin, cuja trajetória é marcada por batalhas, perdas, tragédias, desencontros e muitos sofrimentos. O jovem Túrin é enviado pela mãe ao reino escondido dos elfos em Doriath, onde cresce entre elfos, aprende sua língua e suas estratégias de guerra, ao atingir a maturidade ele passa a lutar ao lado dos elfos contra os orcs; mas sua vida transcorre de forma trágica e a maldição de Morgoth o alcança, levando-o a fugir do reino élfico, após um incidente com o conselheiro do rei; ao fugir, ele se junta aos proscritos, depois a alguns anões, retorna ao convívio dos elfos em outro reino, mas acaba trazendo sua queda, e mais uma vez a maldição de Morgoth o alcança. Porém, o pior dos golpes do senhor do escuro, envolve sua irmã Nienor; e através de um conjunto de desencontros, esquecimentos e um amor mal direcionado, a tragédia por fim os atinge de forma fatal.

      O livro termina de uma maneira um tanto abrupta, deixando alguns detalhes em aberto; mas mesmo com esses percalços, é possível perceber que é uma obra interessante, apresenta um evento fundamental para o mundo da Terra Média criado por J.R.R.Tolkien, e pelo que o organizador esclarece, é a edição com a forma mais completa do conto, que também está presente na obra ‘Contos Inacabados’, porém com uma composição mais simples e ‘recortada’.

      A narrativa nos mostra o porquê deste ser o conto mais sombrio escrito pelo autor, pois apesar das tentativas de mudança, e independente de quantas vezes Túrin muda de nome e tenta mudar seu destino, o mal o persegue e sempre consegue vencê-lo, tirando de sua companhia, amigos, amores, e a própria família. Então, com essa leitura podemos conhecer um pouco mais detalhadamente alguns dos personagens ancestrais mais importantes desse mundo fantástico, e acompanhar a tristeza que segue a vida de muitos homens, pessoas que mesmo tentando mudar seu destino, não conseguem se libertar de coisas que os afetam, mas que não estão ao seu alcance para controla-las.

      O conjunto de obras que narram esse mundo da Terra Média criado por Tolkien é vasto e complexo, envolvendo muitos detalhes, eras e personagens. Essa leitura instiga a continuação de outras, e para quem já conhece um pouco, representa uma chance de aprofundar seu conhecimento de personagens dos dias ancestrais, e descobrir mais alguns detalhes sobre a batalha das lágrimas ancestrais. Porém, para quem está iniciando a leitura deste mundo, não é o livro mais apropriado para começar, visto que será um pouco trabalhoso para se situar no contexto geral da narrativa.

Onde comprar:

Comentários (0)